Vendas de Natal têm tímido crescimento de 0,4%, revela Serasa Experian

No final de semana da data comemorativa o cenário de aumento também foi tímido, de apenas 0,2%

Foto: Alina Souza/CP

As vendas do comércio físico brasileiro na semana do Natal, em comparação com o mesmo período de 2021, cresceram apenas de 0,4% segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. De acordo com economistas da Serasa Experian, os varejistas esperavam um crescimento um pouco melhor após a recessão dos primeiros anos da pandemia, mas o impacto da inflação no bolso dos consumidores não permitiu a evolução dos gastos para a época.

Em relação ao final de semana do Natal, o crescimento também foi baixo, de 0,2%. Na análise da Serasa, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a maior data comemorativa do ano tenha vendido menos do que vendeu durante a pandemia. A alta da taxa de juros e a inadimplência dos consumidores são alguns dos agravantes para esse cenário. O 13º salário, antes utilizado para potencializar a atividade do comércio, também pode ter sido priorizado para o pagamento de dívidas pelos brasileiros.