Lab Fecomércio-RS contabiliza os primeros resultados como incubadora

A expectativa para 2023 é a realização de três processos de incubação

Crédito: Divulgação/Fecomércio-RS

Em menos de um ano de atividades, o Lab Fecomércio-RS já tem os primeiros resultados como incubadora de duas startups: a StarGrid e a Conciflex, que já estão atuando no setor terciário. Com conceito e serviços diferentes, ambas oferecem soluções inovadoras que impactam de maneira positiva o ambiente digital dos segmentos que estão inseridos.

Inaugurado em maio de 2022, o Lab Fecomércio-RS oferece programas de mentorias com docentes especialistas em inovação e profissionais com vivência de mercado para desenvolvimento das startups incubadas. O espaço também conta com programas de inovação aberta em que são lançados desafios às startups para que entreguem soluções às problemáticas identificadas pelo setor terciário.

O principal objetivo do Lab Fecomércio-RS é ser um hub de inovação da Casa do Comércio Gaúcho conectando startups aos empresários de todo Estado. “É o fio condutor entre o hoje e o amanhã. É gratificante acompanhar e saber que as empresas se transformam e se reinventam para oferecer o melhor para o nosso ecossistema e o nosso Estado, sempre disseminando a cultura da inovação e do empreendedorismo”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.

Além de atuar como incubadora, o espaço contempla estúdios para livestream, podcast, estúdio foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação que contam com paredes riscáveis que estimulam a dinamicidade das atividades em grupo.

STARTUPS

Especializada na oferta de soluções de gestão de escalas de trabalho utilizando inteligência artificial, a StarGrid possui uma equipe de 17 pessoas que atuam no atendimento de aproximadamente 25 mil usuários. Para o CEO Guilherme Bunse, a importância da startup ter sido incubada pelo Lab proporcionou acesso e visibilidade para todos os associados da Fecomércio-RS. “Nascemos atendendo o segmento da saúde, mas atualmente estamos inseridos em outros mercados como varejo e facilities”, conta.

Já o conceito da Conciflex é oferecer, mediante a cobrança de contraprestação mensal (mensalidade), um sistema de gestão financeira por meio do qual proporciona a conciliação diária de vendas com os meios de pagamento. A startup ultrapassou as fronteiras do RS e parte da sua equipe, composta por 27 colaboradores, atua na sede da empresa na cidade de Maringá, no Paraná. Atualmente, atende mais de 2.200 clientes de diversos segmentos espalhados por todo o Brasil.

SELEÇÃO   

De acordo com o head de Inovação do Lab Fecomércio-RS, Giancarlo Giacomelli, no primeiro ciclo de incubação houve a inscrição de 42 startups sendo que 20 foram selecionadas e 15 seguem incubadas. “Também temos outras 10 conectadas oriundas de uma parceria com o Instituto Caldeira, além de mais quatro startups selecionadas via inscrição direta no site, que já teve mais de 60 inscritos”, afirma.

A expectativa para 2023 é a realização de três processos de incubação. “Com o aprendizado dessa primeira turma, entendemos que o número de startups selecionadas pode ser maior nos três ciclos e nas iniciativas de Open Innovation. Projetamos fechar o ano com 100 startups conectadas ao Lab Fecomércio-RS”, conclui.