Uma das principais datas do comércio brasileiro, as vendas para o Natal prometem movimentar a economia brasileira. De acordo com a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas do e-commerce devem atingir os R$ 17,32 bilhões. O número representa aumento de 3,82% em relação ao mesmo período de 2021, que foi de R$ 16,6 bilhões.
Este ano, o ticket médio está projetado em R$ 450 na compra dos consumidores. No ano passado, a média do valor de compras foi de R$ 445. O número de pedidos deve chegar a 38,5 milhões, também maior que os 37,5 milhões registrados no Natal de 2021. O aumento previsto tem gerado otimismo entre lojistas que vem aquecendo o mercado do e-commerce.
As vendas de forma on-line estão registrando crescimento anual. A pandemia de coronavírus obrigou algumas pessoas a se reinventar e muitos viram também uma oportunidade de abrir o seu próprio negócio e pela internet. Entretanto, alguns cuidados são extremamente necessários para quem deseja seguir nesse caminho por meio virtual.
A reputação, ou seja, a avaliação da empresa na internet é fundamental para angariar novos clientes. “É muito importante manter boas avaliações e isso vem com o cuidado com a logística, com os produtos a serem entregues, o preparo da equipe para suporte técnico e principalmente com embalagens nessa época do natal. Então tem várias coisas que podem ajudar os empresários a conseguirem avaliações positivas”, orienta o especialista em inteligência de dados, Solano Campos.
A exigência dos clientes pela instantaneidade no recebimento dos produtos faz com que algumas empresas alterem suas estruturas de logística para melhor atender as demandas. Campos explica que o investimento nessa parte do processo de e-commerce pode ser determinante para conquistar o público. “A logística tem sido um grande desafio para as empresas e cada vez tem se encontrado soluções melhores. Várias empresas trabalham com estoques não centralizados e fazem as entregas finais utilizando “last mile”, que são aquelas empresas que vão realizar entregas um ou dois dias pegando o material nesses estoques. Esse tipo de abordagem acaba sendo uma vantagem muito grande para o empresário que vai poder suprir muito melhor os clientes com entregas mais rápidas”, afirma.
Vantagem competitiva através da tecnologia
Para o especialista, o empresário do e-commerce precisa saber identificar as particularidades das plataformas de dados e das campanhas a serem utilizadas em cada local e momento. “Eu costumo dizer que o uso dos dados ele é feito para que o empresário possa tomar uma decisão baseada, de fato, nos dados e não como acontece muitas vezes, em pequenas empresas, pelo “feeling” do seus proprietários. Existem diversos recursos diferentes para que se consiga monitorar esses dados. Quando falamos de e-commerce, dentro das próprias plataformas de gerenciamento de anúncios, constam informações básicas de quantos cliques e vendas as campanhas trouxeram, por exemplo. Agora começar a entrar fundo nessas plataformas para entender os diferentes tipos de campanha, qual o retorno, qual a previsão de venda conforme investimento é diferente. E esse tipo de análise de dados, que pode parecer simples, mas que poucas pessoas conseguem fazer de um jeito relevante, vai trazer vantagem competitiva e um diferencial para o empresário de forma gigantesca”, pontua.
Solano Campos também ressalta que uma boa ação de marketing digital, realizado por empresas que vendem pela internet, está condicionada a correta criação de produtos e escolha dos locais para anunciar. “Marketing digital passa muito pela correta criação dos produtos. As fotos e descrição precisam ser bem feitas, mas passa também por saber onde anunciar. Quais palavras e tipos de campanha precisam ser utilizadas. Cada uma das plataformas possuem diversos tipos de campanhas para que o empresário possa investir. Saber as particularidades de cada uma e como adaptar o teu produto pra esse tipo de campanha é o que vai fazer diferença”, sugere.
Confira a íntegra da entrevista do especialista em inteligência de dados, Solano Campos: