Duas novas divisões vão incorporar as atividades da FEDERASUL a partir de janeiro. Criadas em dezembro, na gestão de Anderson Trautman Cardoso, as divisões de ESG e Smart Cities vão integrar a gestão de Rodrigo Sousa Costa com o objetivo de qualificar informações e repassar às filiadas. As divisões vão operar com os coordenadores Fabíola Eggers e Rafael Bechelin, diretores da entidade.
A de ESG, coordenada pela Fabíola Eggers, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida. Fabiola Eggers, entende que antes de tudo é preciso desmistificar o conceito que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança. “É comum as pessoas pensarem que somente as grandes empresas terão condições de implementar as práticas de sustentabilidade, quando na realidade ela pode começar por pequenas ações como a separação adequada do lixo”, relata a dirigente.
CARTILHA
A Divisão está finalizando uma Cartilha em que pretende iniciar um mapeamento das ações em andamento nas empresas de todo Estado. “Ao promover a troca de informações, acreditamos que será mais fácil mostrar que as práticas de ESG podem ser simples e representar um reposicionamento das empresas na construção de um mundo inclusivo, que garanta a qualidade de vida para todos”, finalizou a coordenadora da Divisão de ESG da FEDERASUL.
A Divisão de Smart Cities tem como coordenador Rafael Bechelin, especialista em cidades inteligentes. Ele explica que o foco será promover cidades inteligentes através do fomento da inovação e tecnologia para a gestão pública e para o cidadão. Bechelin define que uma cidade inteligente é aquela que inova e que melhora a vida das pessoas. Ele esclarece que inovação, não necessariamente implica somente na utilização de tecnologia, mas também em criar formas inovadoras com o objetivo de gerar bem-estar da comunidade, contemplando as áreas: social, ambiental, cultural e econômica.