Estado assina nesta quinta contrato para viabilizar a Plataforma da Rede RS Startup

Espaço virtual proporciona que todos os atores do ecossistema de startups possam interagir entre si

Foto: Matheus Piccini/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul terá uma plataforma que pretende conectar todo o ecossistema de startups do estado. A implantação da Plataforma Rede RS Startup define a configuração da rede por meio do uso de tecnologia da informação, que proporciona que todos os atores do ecossistema de startups possam interagir, se conectar, trocar experiências, criar sua jornada de experiência para se desenvolverem e alcançarem seus objetivos.

A cerimônia de assinatura acontece nesta quinta-feira, 22, as 9h, promovida pela Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).   Também será divulgado resultado do edital da Fapergs que define a instituição responsável pelo Núcleo Gestor da Rede.

INÍCIO DO MOVIMENTO

A Rede RS Startup é um movimento colaborativo que visa a tornar o estado líder na criação, desenvolvimento e atração de startups, posicionando a inovação e o empreendedorismo no centro do processo de desenvolvimento social e econômico do estado. A plataforma foi construída de forma colaborativa por diversos atores do ecossistema de inovação do RS e tem diferentes funcionalidades. Fazem parte da rede parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, bancos, associações, entidades da sociedade civil, entre outros atores do ecossistema estadual de inovação.

A assinatura do Manifesto RS Rede Startup, durante o South Summit Brazil 2022, e a formação do Conselho Estratégico deram início ao movimento. Através do manifesto, mais de 25 instituições comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para a orquestração e governança de startups no estado, fomentando a complementaridade das estratégias e ações para a criação, desenvolvimento e atração de startups.

Na página virtual, estarão alocados “Desafios”, para elencar as dificuldades mapeadas e oferecer oportunidades para empresas apresentarem soluções; “Agenda”, com o intuito de informar sobre eventos caros ao ecossistema de inovação; “Mapa da Inovação”, equipado com informações atualizadas sobre startups e o ecossistema; “Recomendações”, com sugestões e recomendações de conteúdo específico para auxiliar no desenvolvimento da startup; “Trilha de desenvolvimento”, para sugerir e oferecer cursos, capacitações e atividades para auxiliar a startup a passar para a próxima fase, além de um “Balcão de oportunidades”.

EDITAL

O Edital Fapergs 09/2022 – Núcleo Gestor da Rede RS Startup, no valor de R$ 3,2 milhões, tem como objetivo fomentar um projeto de desenvolvimento e inovação, para formação de recursos humanos e estruturação de um Núcleo Gestor da Rede RS Startup, com o intuito de fortalecer a governança do ecossistema de startups do Rio Grande do Sul, em consonância com o manifesto Rede RS Startup.

Como resultado, será aprovado um projeto proposto por uma ICT sediada no estado, que tenha em sua estrutura um ambiente de inovação consolidado. Haverá bolsas para gestores de inovação e tecnologia, com duração de 36 meses.