PIX bate novo recorde com pagamento da segunda parcela do 13º

Transferência do abono fez sistema alcançar 100 milhões de operações em um único dia

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Mais um recorde de transações do Pix. O sistema de transações financeiras registrou mais de 100 milhões de operações em um único dia com as transferências da segunda parcela do 13º salário neste 20 de dezembro. Conforme o Banco Central foram realizadas 104,1 milhões de transações financeiras. O recorde anterior foi registrado em 30 de novembro quando do pagamento da primeira parcela do abono.

O Pix foi lançado há dois anos e reúne mais de 140 milhões de usuários cadastrados. São 536,9 milhões de chaves registradas, entre emails, CPFs e números de celular. Dados da autoridade monetária indicam que até outubro o serviço de pagamento instantâneo respondeu por 28 bilhões de operações e movimentou R$ 14 trilhões.

Em 2021, o Banco Central lançou as modalidades Pix Saque e Pix Troco. No Pix Saque, a pessoa pode ir a um estabelecimento comercial que aceita o sistema, fazer um Pix e receber o valor em dinheiro. Já no caso do Pix Troco, o cliente faz o cliente faz o pagamento de uma compra com Pix, mas transfere um valor superior ao total da compra, recebendo o troco em dinheiro.