Com a circulação da subvariante BQ.1 da Ômicron e o crescimento de casos confirmados para o novo coronavírus, o Rio Grande do Sul volta a observar paralelamente o aumento do número de mortes em decorrência da doença. Em dezembro, o número de óbitos contabilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) já chega a 102, em 20 dias, em cidades gaúchas.
As mortes registradas nesse período já superaram o total verificado em novembro (68) e outubro (58). É o segundo mês seguido de alta dos óbitos por conta da Covid-19 no RS. Em setembro, 179 pessoas perderam a vida em função da doença. Apesar desse cenário, o número de mortes segue muito abaixo do verificado em fevereiro, quando foram confirmados 1.431 óbitos pela doença – o maior número deste ano.
Os casos confirmados da doença também dispararam, com 64.668 diagnósticos positivos em dezembro. Desde julho, quando 52.632 pessoas testaram positivo para a doença, o Estado não tinha tantos casos da doença. Os registros desses 20 dias de dezembro já batem o total registrado em setembro, outubro e novembro somados – 44.314 diagnósticos positivos para a Covid-19.
Desde o início do mês, as internações em leitos de terapia intensiva também apresentaram crescimento. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tinham hoje 88 pacientes com diagnóstico da doença, ou seja, 21 hospitalizações a mais em duas semanas.