Ranolfo Vieira Junior vai ser indicado à presidência do BRDE a partir de 2024

Governador diplomado Eduardo Leite confirmou o anúncio, em rede social, na tarde desta terça-feira 

Foto: Reprodução/Twitter

O governador Ranolfo Vieira Junior (PSDB) vai ser indicado para assumir o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), quando a presidência rotativa voltar a ser do Rio Grande do Sul, em 2024. O governador diplomado Eduardo Leite (PSDB) confirmou, em uma rede social, o convite ao atual chefe do Executivo, na tarde desta terça-feira.

Na publicação, Leite descreveu Ranolfo como um “servidor público qualificado, com visão abrangente, aperfeiçoada pela experiência singular como governador”. Além disso, o tucano desejou sucesso ao atual governador e disse que ex-chefe da Polícia Civil, vice-governador e secretário da Segurança Pública é “um companheiro exemplar, parceiro de primeira hora nesta jornada de construção de um novo e promissor caminho para o Rio Grande do Sul”.

Antes de ser indicado para a presidência do BRDE, Ranolfo vai assumir o cargo de diretor da instituição em 2023, na vaga que era de Leany Lemos, ex-secretária estadual do Planejamento.

Para assumir, efetivamente, como presidente do banco, Ranolfo precisa ter o nome chancelado pela Assembleia Legislativa do RS e pelo Banco Central.

Alternância 

Pelo rodízio estabelecido entre os três estados da região Sul, o BRDE é comandado, a cada um ano e meio de mandato, por um presidente indicado pelos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.