Contribuintes podem destinar recursos do IR para projetos sociais até o final do mês

Repasse ode ser feito através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Funcriança)

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo

O WimBelemDon, projeto social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na zona sul de Porto Alegre, quer estimular os contribuintes a se tornarem doadores de recursos via Imposto de Renda. Isso é possível de ser feito através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Funcriança), gerenciado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que cadastra e fiscaliza as instituições habilitadas a receberem doações. O contribuinte pode fazer uma doação de até 6% do imposto de renda de pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

As doações devem ser feitas até o último dia útil do ano para dedução ou restituição na Declaração do Imposto de Renda do ano subsequente ao da contribuição. Para doar, o interessado deve entrar no site da Funcriança e clicar no botão que sinaliza a doação. É necessário o preenchimento dos dados e selecionar o valor a ser doado, e logo após será emitido um boleto. O boleto gerado e o comprovante de seu pagamento devem ser apresentados na Declaração do Imposto de Renda. Também pode ser feita a contribuição direta para a organização através do link https://doacoes.prefeitura.poa.br/projeto/1732.

Esta é uma modalidade em que o doador escolhe onde seu dinheiro deve ser aplicado, utilizando o imposto devido ou a restituir. Com esta ação, o contribuinte saberá que seu dinheiro de fato será aplicado em Porto Alegre e poderá acompanhar com mais facilidade os resultados que a sua doação traz para o cotidiano das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto escolhido.