As vendas de Natal em shopping centers brasileiros devem registrar uma alta nominal de 4% o que, descontada a inflação medida pelo IPCA, significa um desempenho negativo em comparação com 2021. A estimativa é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), indicando que o setor deve movimentar R$ 5,5 bilhões entre os dias 19 e 25 de dezembro. Os produtos com maior procura deverão ser artigos de perfumaria e cosméticos, vestuário, calçados, eletrônicos, brinquedos, joalheria e itens esportivos.
Além disso, Abrasce estima que o ticket médio das vendas deve ser de R$ 188, praticamente o mesmo patamar de 2019. Ainda assim, a pesquisa aponta que, para 87% dos shoppings, as expectativas são positivas para o Natal deste ano. Entre janeiro e outubro, o setor acumula um crescimento de 25,6% sobre o mesmo período de 2021, o que mostra uma recuperação bastante robusta até o momento.
A pesquisa mostrou ainda que 67% dos shoppings disseram que investirão mais em decoração, ação promocional e divulgação para movimentar a data. O aumento médio dos investimentos é de 17%. A Abrasce estima um aumento de 11% no quadro de funcionários dos shoppings para o quarto trimestre, com a contratação de 112 mil trabalhadores temporários — uma alta de 14% sobre 2021.