Secretaria de Segurança Pública inaugura nova sede na zona Norte de Porto Alegre

Auditório será rebatizado em homenagem a bombeiros que morreram em incêndio

Foto: Rádio Guaíba

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul inaugurou, nesta segunda-feira, a sua nova sede. A pasta, que funcionou por quase um ano e meio em uma estrutura provisória, na zona Sul de Porto Alegre, está instalada no prédio onde ficava o Foro Regional do 4º Distrito, no bairro Navegantes, localizado na zona Norte da Capital.

A nova sede fica a cerca de quatro quilômetros de distância da antiga – consumida por um incêndio, em julho de 2021. Na solenidade que marcou a inauguração, o secretário Vanius Santarosa anunciou que o auditório da pasta será rebatizado em homenagem a Deroci de Almeida e Lúcio Ubirajara Munhós, bombeiros que morreram no combate às chamas.

“Esta secretaria, não desconsiderando as demais, é uma das principais e mais pesadas do Estado. Todas as pessoas que precisam de ajuda, ou estão em perigo, recorrem à SSP por meio de suas vinculadas – sendo elas a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias, o Corpo de Bombeiros e o Detran”, ressalta o secretário.

O novo endereço da SSP foi definido em um acordo do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Em um primeiro momento, o Piratini anunciou que construiria um novo prédio, do zero, junto à sede do Judiciário. Depois, houve a mudança: o terreno foi cedido ao TJ, que repassou o Foro Regional do 4º Distrito ao Executivo.

A estrutura tem cerca de 7 mil m² distribuídos em oito andares. As atividades realizadas pelo TJ no local foram transferidas para o Foro Central. “Graças ao bom relacionamento entre os poderes foi possível vislumbrar essa alternativa, que atende aos interesses de todos”, ressalta a presidente do órgão, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

O plano de construir um novo prédio, de 14 andares, não foi completamente descartado pelo Palácio Piratini – dependendo apenas de estudo de viabilidade da edificação dentro do terreno do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no Centro Histórico. A estrutura se transformaria na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Balanço

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que se despede do cargo em menos de duas semanas, aproveitou a inauguração da nova sede da Segurança Pública gaúcha para fazer um balanço de sua gestão à frente do Palácio Piratini. “Tivemos dois anos muito difíceis, fizemos reformas, e hoje vivemos um outro momento”, disse.

A tendência é de que o atual chefe do Executivo siga na administração, que voltará a ser liderada por Eduardo Leite. Eleito vice-governador em 2018, Ranolfo exerceu o posto em concomitância com o de secretário de Segurança Pública até março deste ano, quando o ex-governador, agora reeleito, renunciou ao posto.