Novembro tem 59 pedidos de recuperações judiciais, mostra Serasa Experian

Variação anual foi de 15,7%, impulsionada pelo setor de Serviços

O mês de novembro registrou 59 pedidos de recuperação judicial, de acordo com dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Em comparação com o mesmo período de 2021, a alta foi de 15,7% com destaque para o setor de Serviços, com 32 requerimentos. Conforme o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar de terem crescido, as requisições em novembro foram 45% menores do que em outubro.

“Isso mostra que as datas comemorativas como a Black Friday e os preparativos para o Natal aqueceram o mercado, dando mais esperança para os negócios sobreviverem. Mas os empreendedores ainda precisam ficar atentos com a evolução da taxa básica de juros e a mudança política prevista para o início do próximo ano, por isso é importante cuidar da saúde do fluxo de caixa e apostar em capacitação para melhorar a atuação”, diz.

Falências requeridas é o segundo maior de 2022

Na análise por porte, foram as Micro e Pequenas Empresas que se destacaram no período, com 39 pedidos em novembro. Ainda segundo Rabi, “essa é uma tendência que se consolida, já que as MPEs no Brasil historicamente têm mais dificuldade de sobreviver, principalmente nos primeiros cinco anos de atuação”.

Com 95 requisições de falências, novembro também registrou o segundo maior número desde o começo de 2022. O crescimento foi de 41,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado e, na variação mensal, a alta alcançou 33,8%. O setor com maior representatividade foi o de Serviços (40), depois Indústria (30), Comércio (24) e Primário (1).