Em discurso de diplomação, Leite defende processo eleitoral e pede pacificação na política

Governador, vice, senador e deputados eleitos foram diplomados em cerimônia no auditório do Ministério Público

Foto: Ricardo Giusti/ Correio do Povo

O governador Eduardo Leite defendeu o processo eleitoral brasileiro, durante discurso, ao ser diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), nesta segunda-feira. A cerimônia, que teve duração de quase quatro horas, ocorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS).

Durante a fala, Leite classificou as eleições como ‘exemplares’. “Os nossos diplomas atestam a maturidade democrática do nosso país e confirmam a consolidação da Justiça Eleitoral brasileira, órgão que realiza o processo de operação, moderação e julgamento”, afirmou.

Eduardo Leite também destacou que são os cidadãos e cidadãs, com expectativas, atitudes e movimentos, que conduzem o aperfeiçoamento institucional do Brasil. O tucano também aproveitou para pedir pacificação no atual cenário político brasileiro.

“E esse tempo exige mais democracia, não menos. Este tempo exige persistência, não ruptura. Este tempo e exige compreensão, não intolerância. Este tempo exige adversários, não inimigos. Este tempo exige amor, não ódio”, refletiu.

Antes do governador eleito, o presidente do TRE-RS, Franscisco Moesh, também discursou. Durante a manifestação, o desembargador aproveitou para enaltecer alguns pontos do processo eleitoral. Entre eles, a integração das forças de segurança do Estado, o papel da imprensa e a ausência de qualquer fraude no pleito deste ano.

“Como era esperado, ficou constatada ausência de qualquer fraude, após verificação realizada por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Polícia Federal, entre outros órgãos de fiscalização das eleições gerais de 2022. Jamais tivemos fraude nas eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas, que é o verdadeiro motivo de orgulho do patrimônio nacional”, pontuou.

Antes da cerimônia, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão (Republicanos), agradeceu aos gaúchos pela confiança. “Mais uma vez eu agradeço ao povo gaúcho a confiança e a responsabilidade que me entregaram. Hoje é um dia maravilhoso, pois trata-se da defesa da democracia”, ressaltou.

Além de Leite e Mourão, o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), mais 55 deputados estaduais e 31 federais que exercerão os mandatos a partir do ano que vem foram diplomados até o início da noite.