A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) inaugura uma sede nova, na manhã desta segunda-feira. A pasta passa a funcionar no prédio onde era o Foro Regional do 4º Distrito, na avenida Pernambuco, 649, bairro Navegantes, zona Norte da capital.
Negociada em outubro, uma permuta entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça (TJRS) viabilizou a mudança. Em julho, o Palácio Piratini havia anunciado a construção de um prédio novo, ao lado do Tribunal. No entanto, o órgão sugeriu uma troca para expandir a sede atual – em proposta aceita pelo governo gaúcho.
Em contrapartida ao terreno que deixa de ocupar, o Estado recebeu o espaço do bairro Navegantes, com cerca de 7 mil m² distribuídos em oito andares. Todos vão ser usados pela pasta da Segurança – ao contrário do previsto no projeto inicial, de sede compartilhada com a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Desde o incêndio que destruiu a sede antiga, na avenida Voluntários da Pátria, em julho de 2021, a SSP vinha ocupando uma estrutura provisória, no bairro Tristeza, na zona Sul. Sem uma sede permanente, a Secretaria não tinha onde reinstalar o Departamento de Controle e Comando Integrado (DCCI), que facilita o acesso da população a serviços emergenciais da área e promove o intercâmbio entre os órgãos de governo.