O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,1% em outubro comparado com setembro. Os dados foram divulgados no Monitor do PIB elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com outubro de 2021, a atividade econômica contabiliza a expansão de 2,8% em outubro de 2022. Em valores correntes, o PIB atingiu um valor superior a R$ 8,1 trilhões no acumulado do ano até outubro.
“O crescimento do PIB em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo. Assim como tem ocorrido durante todo o ano de 2022, estes componentes seguem contribuindo positivamente para o desempenho da economia. Destaca-se que após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, porém não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.
EXPORTAÇÕES
No trimestre terminado em outubro, a economia cresceu 3,3% comparado com igual trimestre do ano passado, sendo que o consumo das famílias cresceu 5,7% no período. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 6,4% no trimestre até outubro deste ano ante o mesmo período do ano passado.
A exportação de bens e serviços registrou crescimento de 11,4% no trimestre até outubro de 2022 sobre o mesmo trimestre do ano passado, enquanto a importação aumentou 11,9%. A taxa de investimento da economia foi de 20,6% em outubro de 2022.