ICMBio estima que incêndio na reserva do Taim já atingiu 5 mil hectares

Dados foram divulgados no fim da tarde desta sexta-feira

Foto: ICMBio / Divulgação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade revisou para 5 mil hectares, no fim da tarde desta sexta, a estimativa da área atingida pelo fogo, desde segunda-feira, na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. A área queimada equivale a cerca de 15% da extensão da reserva, de 32 mil hectares. Nesta sexta, a precisão dos dados ficou prejudicada pela quantidade de nuvens, o que atrapalha a captação das imagens dos satélites.

Como a área é de banhado, o combate ao fogo ocorre a partir dos flancos, com o objetivo de preservar as propriedade vizinhas. Sete brigadistas da Estação Ecológica do Taim e cinco da Floresta Nacional de Passo Fundo mantêm o combate às chamas, com o apoio terrestre de bombeiros militares do RS e apoio aéreo de dois helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil, equipados com Bambi Bucket – “balde” suspenso que despeja água sobre as chamas.

O prognóstico do comandante da operação, capitão do Corpo de Bombeiros, Silvano Silveira Rodrigues, é reduzir consideravelmente os focos de incêndio até o fim desta sexta-feira e, então, começar o trabalho de rescaldo.

O incêndio teve inicio em função de um um raio, na tarde de segunda-feira. A reserva, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, abriga pelo menos 30 espécies de mamíferos e 250 aves.