Dmae libera banho no Guaíba em cinco dos seis postos do Belém Novo e do Lami

Veja resultado

Fotos: Cesar Lopes/ PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou um ponto ainda impróprio para banho na praia do Lami, nos únicos trechos onde se banhar no Guaíba é permitido, no Extremo-Sul de Porto Alegre.

Os resultados do relatório semanal de balneabilidade saíram nesta tarde. Os laudos liberaram o banho nos três postos do Belém Novo e em dois dos três existentes no Lami. Pela segunda semana seguida, o Dmae desaconselha entrar na água no Posto 3, em frente ao número 510 da avenida Beira-Rio. Na semana passada, todos os três postos do Lami haviam sido reprovados pelo Dmae.

Foram coletadas cinco amostras em cada trecho entre os dias 16 de novembro e 14 de dezembro. O Dmae libera o banho se, em quatro das cinco amostras mais recentes em cada posto, a concentração da bactéria Escherichia coli ficar dentro do parâmetro adequado. As infecções causadas pelo microorganismo podem afetar o intestino, a bexiga, os rins, a corrente sanguínea e, ainda, ocasionar doenças mais invasivas, como a meningite.