AGERS aprova novos valores para o gás natural no estado

Mudança de valores vale a partir desta sexta-feira e vão de 3% de alta a 10% de redução

Foto: Divulgação

O preço do gás natural fica mais caro no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 16, dependendo do segmento de consumo. O reajuste varia de 3,1% de aumento no caso da tarifa residencial a queda de 10% no caso da cogeração. Os novos valores foram homologados durante sessão extraordinária da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) realizada na quinta-feira. A revisão tarifária considera a margem média da concessionária, recentemente aprovada pela agência reguladora, bem como o repasse do ajuste no custo do gás.

As novas tarifas apresentam uma redução, com maior ou menor intensidade, dependendo do segmento e perfil de consumo. Para o mercado de GNV, que afeta motoristas que se utilizam do combustível, a redução será de 30 centavos por metro cúbico, sem considerar impostos.

A fatura da Sulgás tem seu preço definido por três componentes: custo do gás, margem da concessionária e impostos.  O custo do gás natural para as concessionárias tem alterações que refletem as variações do preço internacional do petróleo, as oscilações da taxa de câmbio e eventuais mudanças no custo cobrado pelos operadores dos gasodutos de transporte.

Fazem parte do componente, a incidência dos impostos (ICMS e PIS/COFINS), que somados equivalem a uma alíquota de 23,1%.

Variação das tarifas por segmento:

  • Residencial: 3,1% a -0,4%
  • Comercial: 2,1% a -3,3%
  • Industrial: 1,3% a -6,3%
  • Veicular: -0,3079 R$/m3
  • GNC : -9,9%
  • Cogeração: -10,0%