A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e o Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, anunciaram nesta quinta-feira, 15, a assinatura de uma parceria para estimular o turismo e a colaboração na área de inteligência de mercado. O acordo prevê o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado.
Os dados incluem informações agregadas sobre as características do mercado de locação por temporada por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais, o City Portal. A ferramenta permite ainda acesso a dados relacionados ao setor turístico. Essas informações possibilitam identificar tendências e comportamento dos viajantes que poderão apoiar a criação de estratégias e ações de médio e longo prazos para o turismo do Rio Grande do Sul. A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros.
“O acesso a evidências e dados leva a uma maior confiança na tomada de decisões para que as soluções sejam mais assertivas. As informações que serão compartilhadas pelo Airbnb serão fundamentais para o desenvolvimento do planejamento estratégico da Setur, assim como nos dará um panorama mais claro do perfil do nosso turista, o que ele busca no estado, como podemos atender melhor os seus anseios e períodos de maior fluxo”, explicou o secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub.
Serão compartilhadas informações como: principais origens e destinos dos hóspedes (cidade, estado e país); tempo médio de estada; entre outras. “O Airbnb oferece a possibilidade de um turismo que valoriza a cultura de forma autêntica e responsável e que movimenta a economia das cidades, impactando positivamente as comunidades locais. Dados anonimizados sobre perfis de hóspedes e estadias no Airbnb no Rio Grande do Sul podem colaborar para estratégias cada vez melhores para impulsionar o turismo no estado”, afirma Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.
Recentemente, um relatório da Oxford Economics mostrou que hóspedes no Airbnb contribuíram com 101 mil empregos no Brasil e apoiaram diretamente 1,9 bilhão de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) nacional durante 2021, considerando os gastos de hóspedes em diversos segmentos relacionado ao turismo, como comércio e restaurantes locais. Segundo o levantamento, os gastos de hóspedes que fizeram reservas no Airbnb totalizaram 4 bilhões de dólares em 2021, e representam quase 5,6% de toda a atividade turística direta do Brasil em 2021.