Velório e sepultamento de Voltaire Porto ocorrem nesta quarta-feira em Porto Alegre

Familiares, amigos e colegas de profissão devem comparecer ao Cemitério João XXIII para as últimas homenagens

Foto: Facebook/Reprodução

O corpo do jornalista e apresentador Voltaire Porto, de 47 anos, vai ser sepultado às 19h desta quarta-feira no Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre. O velório ocorre a partir das 15h30min na Capela 9. Familiares, amigos e colegas de profissão devem comparecer para prestar as últimas homenagens. Ele era casado desde 2008 e deixa a esposa e três filhos pequenos, dois meninos e uma menina.

Voltaire Porto era apresentador do programa Bom Dia, um dos mais tradicionais da grade da Rádio Guaíba, entre segunda e sexta-feira, das 5h30min às 7h. A partir de 2007, trabalhou na Record TV RS, onde por 15 anos atuou como repórter policial e apresentador. Desde a estreia do Cidade Alerta, em 2016, ficou à frente do programa e, eventualmente, também assumia o comando do Balanço Geral.

Formado em jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 2003, Voltaire Porto era natural de Porto Alegre. Durante a carreira de quase 25 anos na área da Comunicação, apresentou o programa Radar, da TVE, em 1998, onde permaneceu até 2000. Em seguida, na Rede Pampa, ancorou, por mais de sete anos, atuando também na Ulbra TV.

No Balanço Geral desta quarta-feira, todos os profissionais da Record TV RS prestaram uma homenagem emocionante ao vivo no estúdio do ar ao ex-colega.

Luto
O falecimento do jornalista repercutiu em todo o país. Amigos, colegas e ex-colegas, além de veículos de comunicação, sites de notícias, entidades, instituições, autoridades e outras fontes jornalísticas, bem como o público em geral, se solidarizaram diante da perda do profissional.

Em nota de pesar, a Rádio Guaíba, o Correio do Povo e a Record TV RS lamentaram “profundamente” a morte de Voltaire Porto. “Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor”, manifestaram-se.

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) também postou nota de pesar. A 1ª vice-presidente da entidade de classe, Carla Seabra, trabalhou com ele no Cidade Alerta RS e no Balanço Geral.

“Voltaire era uma pessoa de coração enorme, amoroso, super dedicado à família, um colega muito querido, amava o que fazia, era apaixonado pelo Cidade Alerta, mas o xodó dele era mesmo o Balanço Geral de sábado”, recordou. “Uma lástima. O Rio Grande do Sul perde um excelente jornalista, os amigos ficam sem a alegria dele e a televisão do nosso Estado mais pobre. A família dele vai precisar de muito apoio e carinho de todos os amigos e colegas”, acrescentou.

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) igualmente lamentou “a perda precoce do jornalista Voltaire Porto”.

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), também manifestou “pesar com o falecimento do jornalista Voltaire Porto, da Rádio Guaíba, apresentador do Programa Bom Dia” e prestou “solidariedade aos familiares, colegas e seus ouvintes”, em nota assinada pelo presidente da entidade, Roberto Cervo Melão.