Startup lança ‘VAR” do setor imobiliário

Sistema de monitoramento evita que clientes ou corretores que começaram a negociação fora da plataforma

Crédito: Divulgação

A startup Loft lança neste mês um sistema de monitoramento para evitar que clientes ou corretores que começaram a negociação do imóvel no seu marketplace saiam da plataforma para não pagarem a devida corretagem pela transação. Trata-se de um acompanhamento para o mercado imobiliário semelhante ao que o VAR faz para as partidas de futebol.

A prática desleal, conhecida no setor imobiliário como bypass, pode ser cometida por vendedores e compradores que se conectam a partir do anúncio do marketplace, mas seguem as negociações à parte da plataforma e dos corretores. Também pode ser feita pelos próprios corretores, que buscam fechar o negócio fora da plataforma, ou usam dados de clientes da Loft para tentar fazer uma venda com imóveis fora do sistema da empresa.

Para inibir essas práticas, a startup faz uma análise do desempenho de corretores parceiros. Aqueles que tiverem um índice muito destoante dos demais serão primeiramente comunicados (já há 42 corretores incluídos nesse grupo de atenção). Se a prática continuar não poderão mais trabalhar com a Loft.

Em outra frente, a startup está fazendo um pente-fino em transações suspeitas, que consiste em detectar imóveis que foram anunciados na plataforma, receberam grande volume de visitas de compradores interessados, mas a negociação final foi fechada fora do marketplace da Loft.

Para se certificar de que houve bypass, a startup cruza essas informações com a matrícula dos imóveis (documento público que traz dados sobre as transações), para verificar se vendedores, compradores ou corretores foram conectados originalmente por meio da plataforma. Em 6% da amostra analisada, já foi constatado bypass.  A partir dessa análise, a empresa estima que deixou de receber R$ 2,1 milhões em corretagem no período analisado.