O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central apresentou uma retração de 0,05% em outubro, na comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada pela autoridade monetária nesta quarta-feira, 14. De acordo com dados, esse foi o terceiro mês seguido sem crescimento do nível de atividade da economia brasileira. Já na comparação com outubro do ano passado, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 3,68%.
Em setembro, o resultado ficou estável, após recuo de 1,13% em agosto. Entre setembro e outubro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 144,57 pontos para 144,50 pontos na série dessazonalizada. Apesar de ter sido acima do esperado, o resultado apresenta uma desaceleração frente ao ano passado quando o PIB registrou expansão de 5%.
No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira apresentou um crescimento de 0,4%. O PIB, aliás, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e mede a evolução da economia. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 3,41% e, em 12 meses até outubro, o indicador apresentou crescimento de 3,13%.