Governo vai liberar R$ 2 bilhões para Educação por medida provisória, revela ministro

Segundo Victor Godoy, a MP, que deve ser publicada até o fim da semana, vai liberar recursos para as universidades

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse, nesta quarta-feira, que o governo publica, ainda nesta semana, uma medida provisória que vai liberar R$ 2 bilhões bloqueados para a área e devem beneficiar, entre outras coisas, as universidades. O compromisso se deu em audiência pública, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A medida prevê, ainda, liberação de parte de outros recursos do orçamento da pasta que foram bloqueados em outubro e novembro por decretos da Presidência da República. No entanto, a equipe econômica ainda vai definir o valor exato do desbloqueio.

Com a garantia de recursos, o ministro sinalizou a manutenção de políticas essenciais “até o final deste ano”. “Todas aquelas políticas essenciais para o Ministério da Educação serão garantidas até o fim do ano, em especial a política do livro didático”, disse.

Ao ser publicada, a medida provisória gera efeito imediato, cabendo ao Congresso Nacional mantê-la ou rejeitá-la em até 120 dias. Passado o prazo, ela perde a validade.

O ministro da Educação compareceu na Câmara para prestar esclarecimentos sobre os bloqueios de verbas na educação superior.

O MEC passa por uma série de cortes, com vaivém de bloqueios impactando diretamente as instituições superiores, que chegaram a anunciar a inviabilidade de honrar bolsas estudantis e o salário de médicos em hospitais universitários, e de pagar contas de água e luz.