Consultoria cria guia para orientar oferta inicial de ações

Orientação ajuda a avaliar riscos, custos, prazos, legislações e benefícios da mudança

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Depois de um período considerável sem movimentações, as ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) devem voltar a partir de 2023. A expectativa no mercado, conforme a PwC Brasil, entre operadores financeiros e especialistas, é a de que as empresas retomem seus planos de preparação para abertura de capital, em movimento que deve se fortalecer no próximo ano.

Pensando em oferecer uma referência rápida para ajudar as empresas a tomarem decisões bem fundamentadas ao longo de todo o processo de abertura de capital, a PwC Brasil e a B3 se uniram para criar o manual “Abertura de capital no Brasil – Boas práticas para o processo de IPO e o dia a dia de uma companhia de capital aberto”.

O conteúdo é um verdadeiro guia para apoiar as empresas na avaliação de riscos, custos, impactos regulatórios, tempo de implementação da operação e benefícios envolvidos nos processos de abertura de capital. Também traz informações sobre os aspectos contábeis e de governança mais importantes, constituindo-se em peça valiosa para o planejamento e a execução de uma oferta pública inicial bem-sucedida.

“Preparar-se para atender a essas exigências e desenvolver um plano adequado é fundamental para uma transição bem-sucedida e para reduzir as surpresas após a oferta pública inicial”, afirma Alessandro Marchesino, sócio da PwC Brasil e responsável pelo guia.

“Como infraestrutura de mercado, a B3 tem o papel de educar e orientar as empresas ao longo de suas jornadas pelo mercado de capitais. Esse material é mais uma iniciativa para levar informação de qualidade às empresas e apresentar os principais passos, desafios e benefícios do processo de abertura de capital. Estamos à disposição para auxiliar todas as companhias que pretendem seguir esse caminho e acreditamos que quando as empresas chegam mais preparadas, mais benefícios são gerados para todos os envolvidos”, comenta Rafaela Vesterman Araújo, gerente de relacionamento com empresas da B3, também responsável pela elaboração do guia.