Atingida por um raio, UPA Rio Branco deve ser reaberta em até 10 dias em Canoas

Unidade está interditada desde o fim da tarde de segunda-feira

Foto: Ismael Moreira / Divulgação / CP

A Prefeitura de Canoas informou que a UPA Rio Branco deve ser reaberta em até 10 dias, no bairro de mesmo nome. A unidade está interditada desde o fim da tarde de segunda-feira, após um raio destruir a caixa d’água do prédio, que caiu ao lado do reservatório de oxigênio. Ninguém ficou ferido durante o incidente e todos os pacientes foram realocados em outras unidades de saúde do município.

“Seguimos trabalhando para concluir os trabalhos e reabrir a UPA para a comunidade. Como não houve danos na estrutura, esperamos que ela esteja em atividade antes”, afirmou o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow. De acordo com ele, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, assim com o Corpo de Bombeiros, agiram rápido, evitando um dano maior.

Conforme o secretário, ainda não há uma estimativa financeira do prejuízo causado ao prédio. A UPA Rio Branco mantém média de cerca de 250 atendimentos por dia, entre consultas clínicas e de pediatria.

Enquanto os atendimentos não são retomados no local, a população do bairro Rio Branco deve procurar atendimento médico nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Os atendimentos pediátricos, que eram realizados na UPA Rio Branco, vêm sendo prestados na UPA Caçapava, desde às 21h de segunda-feira.

A UPA Boqueirão segue realizando atendimentos pediátricos e também pode ser procurada em caso de necessidade.