Incêndio atinge a Reserva Ecológica do Taim, na região Sul do RS

Dois helicópteros foram mobilizados no combate às chamas em local que abriga 30 espécies de mamíferos e 250 aves

Foto: Mayara Coi Chaves/Especial

Um incêndio de grandes proporções atinge a Reserva Ecológica do Taim, na metade Sul. Conforme o Corpo de Bombeiros de Rio Grande, dois helicópteros de uma empresa de celulose passaram, nesta terça-feira, a auxiliar no combate às chamas, que se iniciaram na tarde de ontem.

Um raio que atingiu um banhado, próximo à BR 471, em Santa Vitória do Palmar, pode ter originado o incêndio. A rodovia não chegou a ser prejudicada em razão da direção do vento.

A Estação Ecológica do Taim é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Um levantamento extraoficial mostrou que ao menos 500 hectares já foram consumidos pelo fogo. Situada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim, a reserva abriga pelo menos 30 espécies de mamíferos e 250 aves. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Por meio de nota, o ICM-Bio confirmou que não há equipes em solo tentando combater as chamas, por segurança, já que a região é de banhado. Cerca de 15 pessoas, entre a equipe da unidade e voluntários, fazem o monitoramento das chamas, com o apoio dos dois helicópteros e caminhões de abastecimento da multinacional de silvicultura, com termo de Cooperação Técnica em andamento junto ao ICMBio.