Semana tem ata do Copom e prévia do PIB brasileiro

Crédito: Freepik

O final do ano está chegando, mas nem por isso as notícias econômicas diminuem. Nesta segunda-feira, 12, o Banco Central divulga as expectativas de analistas do mercado financeiro, dados que serão balizadores para o comando da economia no próximo governo. Além de fatos políticos que influenciam as rotinas diárias dos analistas, como a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, hoje a partir das 14h e 20 anos depois do começo de seu primeiro governo, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada na terça-feira, 13, deve mostrar detalhes sobre as conversas dos diretores a respeito de riscos para a inflação nos próximos anos.

Depois de confirmar que Fernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda, o mercado aguarda a definição de novos integrantes da equipe econômica, como o ministro do Planejamento. Entre os indicadores locais, o Banco Central divulga, na quarta-feira, 14, a prévia do PIB de outubro.

Na tarde de quarta-feira, o Federal Reserve (Fed), banco central americano, divulga sua última decisão de política monetária do ano. As apostas indicam alta de meio ponto porcentual, que representaria uma desaceleração no ritmo de elevação dos juros.