Canoas: tanque de oxigênio de UPA é esvaziado, mas interdição persiste

Raio destruiu caixa d'água da unidade na tarde desta segunda-feira

Foto: Divulgação/PMC

Após um raio destruir a caixa d’água da UPA Rio Branco, no fim da tarde desta segunda-feira, forças de segurança de Canoas afastaram o risco de explosão do tanque de oxigênio que atende o local, atingido pela queda da estrutura. Ainda assim, a unidade segue interditada, por tempo indeterminado.

De acordo com a prefeitura do município, o processo de esvaziamento terminou perto das 21h e a empresa Air Liquid retirou o tanque, após o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Defesa Civil seguem avaliando as estruturas do prédio.

Apesar do susto, ninguém se feriu durante o incidente e todos os pacientes foram deslocados a outras unidades de saúde da cidade.

“Nosso objetivo agora é garantir a reabertura segura da UPA Rio Branco o mais rápido possível”, salienta o secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow.

Atendimentos seguem em outros locais
A Secretaria Municipal da Saúde orienta os moradores do bairro Rio Branco a procurar atendimento médico nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, até que a situação se normalize.

Atendimento Pediátrico
Os atendimentos pediátricos, que eram realizados na UPA Rio Branco, passaram a ocorrer na UPA Caçapava, no bairro Mathias Velho, desde as 21h desta segunda-feira. A UPA Boqueirão, no bairro Estância Velha, segue realizando atendimentos pediátricos e também pode ser procurada em caso de necessidade, assim como o Hospital Universitário, no bairro São José.

UPA Boqueirão
Avenida Boqueirão, 2900 – bairro Estância Velha

UPA Caçapava
Rua Caçapava, 201 – bairro Mathias Velho

Hospital Universitário
Avenida Farroupilha, 8001 – bairro São José

Hospital Nossa Senhora das Graças
Avenida Santos Ferreira, 1864 – bairro Marechal Rondon