Banrisul tem crescimento de 22% na carteira de crédito até setembro

Valor até setembro somou R$ 47,4 bilhões

Diretoria do Banrisul participou do evento BanriDay, nesta segunda - Crédito: Divulgação

O Banrisul apresentou um crescimento da carteira de crédito acima da média do mercado – R$ 47,4 bilhões até setembro deste ano, 22% de alta. O desempenho foi divulgado BanriDay, evento no formato investor day, transmitido ao vivo e com participação de toda a diretoria da instituição. Outra novidade apresentada foi a nova assistente virtual inteligente, denominada Bah, e que estará disponível para clientes, nos canais digitais do Banco, ao longo de 2023.

O evento destacou a Agenda Estratégica de Sustentabilidade, com metas e compromissos até 2030. Para o presidente do Banco, Cláudio Coutinho, 2022 foi marcado por inúmeros avanços nessa área. Além de iniciar a transição para energia renovável – com as primeiras 100 agências – o Banrisul neutralizou a pegada de carbono referente às emissões diretas de 2021 e caminha para repetir o feito em 2022. O Banco também foi classificado com o Selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.

Outra estratégia destacada no encontro foi o lançamento do Banrishopping, serviço de e-commerce, lançado em setembro, e que reúne 40 lojas parceiras e mais de 100 marcas disponíveis, com vantagens que vão desde cashback, até variadas formas de pagamento, incluindo o Banricompras.

AGRONEGÓCIOS

No agronegócio, além do crescimento da carteira de crédito rural em 52,2% até setembro de 2022, o Banrisul ampliou o número de produtores beneficiados – de todos os portes – com o Plano Safra e financiamentos voltados ao campo.  Na área de inovação, o banco reforçou iniciativas como o BanriTech, que oferece a aceleração anual para cerca de 30 startups brasileiras. Como diferencial, a instituição inaugurou, neste ano, o Data Center Margarete Fenner, uma estrutura própria e altamente segura, construída com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e sustentabilidade.

Durante o BanriDay, a diretoria anunciou a institucionalização do tema de Diversidade, Equidade e Inclusão. Foi criada uma Comissão Temática e três Grupos de Afinidade, que mobilizam diversas áreas da organização para tratar de temas como etnia, equidade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência.

O Banrisul encerra 2022 com 8.695 colaboradores no quadro permanente, sendo que 511 pessoas aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário de 2022. Com o objetivo de trazer novos talentos para o Banco, neste ano foi concluído um concurso público com 274 vagas para atuação nas áreas de Tecnologia da Informação. Outro, em andamento para o quadro geral do Banco, tem previsão de viabilizar até 1.335 novas contratações.