Jovens desenvolvem iniciativas de impacto socioambiental

Participantes do DUXtec, da Fundação Gerações, mostram projetos no encerramento da segunda edição

Crédito: Ricardo Jaege/Divulgação

Termina neste sábado, 10, no auditório 97ª, do Tecnopuc, as atividades do DUXtec 2022, programa de fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental, idealizado pela Fundação Gerações. Os oito grupos selecionados para a etapa final participarão de uma mostra, o café-pitch, no qual vão expor ideias de negócio. Ao todo, são 29 jovens de Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria.

“Lançaremos uma vitrine de divulgação dos projetos, colocando as apresentações relacionadas às necessidades de cada grupo conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Dentro da fase 3 do DUXtec, estamos também construindo um programa de incubação para alguns dos projetos”, antecipa a executiva da Fundação Gerações, Karine Ruy.

Realizado pela primeira vez em 2021, quando teve nove formandos em sua edição piloto, o DUXtec tem como propósito preparar jovens de zonas vulneráveis para a criação de negócios comprometidos em transformar para melhor as comunidades nas quais eles estão inseridos ao mesmo tempo em que geram lucro e renda.

Nesta temporada, os participantes foram desafiados a idealizar negócios relacionados às demandas das suas comunidades e alinhados a um dos três ODSs conectados ao programa DUXtec: Qualidade de Educação (ODS 4), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10). São empresas investidoras da segunda turma o Instituto Helda Gerdau, a Multiplan e o Instituto Elisabetha Randon.