Jogo do Brasil na Copa altera funcionamento de serviços nesta sexta-feira

Agências do INSS estarão fechadas nesta sexta-feira; Bancos e Receita Federal funcionam com horário diferenciado

Foto: Nani Machado / Divulgação / CP

O jogo da Seleção Brasileira contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira (09), ao meio dia. Em razão da partida, o funcionamento de diversos serviços públicos será alterado no Rio Grande do Sul.

A prefeitura de Porto Alegre, por exemplo, decretou que nos dias em que os jogos ocorrerem às 12h, o expediente será das 7h30 às 11h30. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores de acordo com a legislação vigente. O decreto não se aplica aos serviços considerados essenciais, que terão funcionamento normal. Não haverá ponto facultativo.

No mês passado, o governo do Rio Grande do Sul já havia publicado também um decreto que estabelece horário de término do expediente em duas horas antes do início da partida nos órgãos da administração pública estadual direta, das autarquias e fundações. Fica facultado aos agentes públicos aderirem ao horário excepcional. Os servidores que adotarem a saída antecipada de seu local de trabalho deverão compensar as horas não trabalhadas até 30 de junho de 2023. Quem não compensar terá desconto proporcional na sua remuneração.

No caso da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) orientou que, nos dias de jogos do Brasil na Copa, as atividades devem ser realizadas normalmente até o horário das partidas. Cada escola pode se organizar, conforme suas estruturas e possibilidades, para proporcionar aos estudantes que assistam aos jogos no ambiente escolar.

Bancos e outros serviços

As agências bancárias também adotarão horário diferenciado nesta sexta-feira (09), em razão do jogo do Brasil. Nos estados com horário igual ao de Brasília, que é o caso do Rio Grande do Sul, o atendimento das agências bancárias será das 9h às 11h, e retornando o funcionamento das 15h30 às 16h30.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nesta sexta-feira. A Central 135 funcionará, mas com atendimento especial. O atendimento será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

A Receita Federal é outro órgão que funcionará com alterações. De acordo com o estabelecido em portaria no início do mês, o horário de atendimento nas agências de Porto Alegre, Gravataí, Torres e Tramandaí será das 8 às 10h.