Após quase 20 anos, prefeitura lança edital para pesquisa sobre mobilidade urbana em Porto Alegre

Primeira coleta de dados a ser realizada para esse fim desde 2003, pesquisa vai embasar desenvolvimento de políticas públicas para o setor

Foto: EPTC / Divulgação / CP

A prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta quinta-feira, um edital de contratação da empresa que vai elaborar uma pesquisa sobre mobilidade urbana na capital. Esta é a primeira coleta de dados com este fim desde 2003. A vencedora do edital deve reunir dados que auxiliem a entender como a população se desloca na capital e com qual modal de transporte. A abertura dos envelopes de habilitação ocorre na tarde de 11 de janeiro.

“A empresa contratada vai realizar uma pesquisa, de origem e destino, por entrevistas domiciliares em Porto Alegre. Então teremos o planejamento, tabulação e a calibração das matrizes de viagem, pelos dados coletados nas entrevistas. Tudo isso para depois termos um produto que vai nos qualificar e para termos, ao final, um auxílio para que o gestor tome as decisões mais adequadas no que se refere à mobilidade da cidade”, declarou Letícia Cezarotto, diretora de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), à Rádio Guaíba.

De acordo com a prefeitura, a modalidade escolhida é a concorrência do tipo menor preço global. O contrato vai durar 18 meses, a contar da assinatura, podendo ser prorrogado. A partir da ordem de início, a empresa vai ter 12 meses para a conclusão da pesquisa.

Os interessados podem consultar o edital neste link.