Semana de definições na economia e resultado do IPCA de novembro

Período tem Copom e inflação oficial do país

Crédito: Freepik

A continuidade da Copa do Mundo não impede que a gente tenha também novidades na economia brasileira e mundial. Ou seja, o trem não deixa de funcionar. Com indícios de que o nome tão esperado da Economia/Fazenda do governo eleito do presidente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só será conhecido depois da diplomação do dia 12 dezembro, e a PEC Argentina ainda em tramitação no Senado Federal, os olhos do mercado financeiro se voltam para as definições de final de governo.

A primeira delas começa na próxima terça-feira, 6, e termina na quarta-feira, 7. É a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil para decidir se altera ou se mantém a taxa Selic em 13,75%. Analistas consideram pouco provável. Analistas consideram que é pouco provável, neste encontro, qualquer alteração, mas ficará a dúvida de como o Comitê responderá a percepção de investidores sobre o aumento do risco fiscal.

Antes disso, na divulgação do Relatório Focus, também da autoridade monetária nacional, será possível identificar o impacto da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2022, que desacelerou em relação ao segundo trimestre e cresceu 0,4%, abaixo do esperado pelo mercado.

Isso tudo, claro, com uma segunda-feira, 5, mais curta de operação no mercado financeiro por conta do jogo da seleção brasileira de futebol nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar contra a Coreia do Sul. O jogo vai acontecer às 16h, nas duas últimas horas de pregão.

Para fechar a semana, na sexta-feira, 9, sai a inflação o dado de inflação de novembro medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indicadores dos analistas apontam para um percentual próximo dos 0,55%, inferior aos 0,59% registrada em outubro e depois de três meses de deflação no segundo semestre.