Plataforma do governo federal resolve mais de 78% das reclamações de consumidores gaúchos

O Rio Grande do Sul é o estado que lidera, na Região Sul, o índice médio de solução de reclamações

O Rio Grande do Sul é o estado que lidera, na Região Sul, no índice médio de solução de reclamações realizadas pelos consumidores no portal Consumidor.gov.br, plataforma online para solução de conflitos de consumo. Conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foram 78,87% das demandas solucionadas sendo 61.711 reclamações finalizadas.

Na Região Sul foram 209.947 processos finalizados com um índice médio de soluções de 78,25% e 97,15% de reclamações de consumidores respondidas. O segmento de mercado que registrou mais demandas foi o de bancos, financeiras e administradoras de cartão (17.108), seguido pelos seguros, capitalização e previdência, com 10.378 registros finalizados. Em terceiro lugar, estão as operadoras de telecomunicações (telefone, internet e tv por assinatura), 10.294 ocorrências.

Pela plataforma, é possível observar o índice de reclamações dos consumidores gaúchos respondidas, que fechou em 94,24%, entre janeiro e outubro deste ano. Em relação ao perfil dos problemas mais reclamados na plataforma, lidera a cobrança por serviço, produto não contratado, não reconhecido e não solicitado. No Rio Grande do Sul, os homens são os que mais registram demandas, com 54,47%, enquanto as mulheres representam 45,51% das notificações.

Considerando o panorama regional, o Sul está na segunda colocação da maior média de solução das reclamações, chegando a 78,25%. Em primeiro lugar, está o Norte (78,26%) e na terceira posição está o Nordeste, com 77,41%. A plataforma Consumidor. gov. br permite a comunicação direta entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.

No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de junho de 2014 até outubro de 2022. Atualmente, a plataforma tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265 empresas.