Venda de veículos volta a crescer em novembro no país, revela ANFAVEA

Em novembro foram 204 mil licenciamentos, incluindo carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Os veículos leves e pesados registraram o segundo mês com emplacamentos acima de 200 mil unidades em 2022. No mês passado foram 204 mil licenciamentos, número que inclui carros de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões. Os dados são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Na comparação com outubro, houve alta de 12,8%. Já em relação a novembro de 2021, o crescimento é de 17,9%.

O acumulado de 2022 revela uma queda de 1,3% na comercialização de veículos leves e pesados, revelam que o setor não vai superar os números de 2021, apesar da associação do setor projetar uma alta de 1% em vendas na comparação com o ano passado. Para isso será preciso terminar dezembro com 253.210 unidades emplacadas, sendo que no melhor desempenho do ano, em agosto, foram licenciados 208,6 mil veículos.

A crise no fornecimento de semicondutores persistiu durante todo o ano de 2022 e isso poderá afetar os resultados de produção e estoque que será divulgados pela Anfavea na próxima quarta-feira, 7.