Lojistas de shopping a espera do 13º dos trabalhadores, diz ALSHOP

Setor projeta 30% de aumento no fluxo de consumidores

Crédito: Divulgação/Alshop

Sondagem feita pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) entre seus associados, indica que o fluxo de pessoas nos shoppings deve crescer 30% nas próximas semanas motivado pela injeção de R$ 250 bilhões na economia brasileira com o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores

Segundo o levantamento da entidade, a alta do dólar no último mês, a inflação e também o alto índice de endividamento que prejudica as expectativas do comércio, o setor ainda mantém a confiança e espera ter um movimento acima da média. 

“Mesmo diante de vários fatores, a expectativa dos lojistas associados é que uma parcela desse valor possa movimentar ainda mais as compras de final de ano, bem como a extensão de algumas promoções ainda dos resquícios da Black Friday”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP. 

De acordo com os dados, parte do montante do 13° será usado para quitar dívidas para que os cidadãos possam voltar às compras, outra parcela será destinada ao comércio e outra parte será reservada para poupança. “Do outro lado do balcão o lojista se preocupa com o cenário político econômico para tomar suas decisões tendo em vista o próximo ano. A política econômica não está clara, enquanto o dólar mais alto e a perspectiva de aumento de gastos no novo governo deixa os investidores apreensivos”, completa Ildefonso. 

Cerca de 85,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com esse rendimento adicional, dos quais 66,9% do total irão para os empregados formais, incluindo os empregados domésticos, e 33,1% serão pagos aos aposentados e pensionistas.

Regionalmente, a parcela mais representativa do décimo terceiro salário é destinado para a região sudeste, com 49%; a região sul tem 17% do total; a região nordeste tem 20,1%; já o centro-oeste fica com 9% e finalizando com a região norte fica com 4,9% do total do décimo terceiro pago.

EXPECTATIVA DE NATAL

De acordo com a sondagem feita com associados, a ALSHOP entende que os lojistas estão com uma boa expectativa, pois o Natal é uma data tradicional, onde a população não deixa de fazer compras. “Nas conversas que temos sempre se mostram otimistas para a data, pois se tem vários fatores que auxiliam os consumidores a irem às compras como a própria injeção do 13º salário e também as contratações temporárias, mas ainda é um pouco cedo para se ter números concretos”, finaliza Ildefonso.