Pix bate novo recorde com pagamento da primeira parcela do 13º salário, diz BC

Foram 99,4 milhões de transações na quarta-feira

Crédito: Shutterstock

O pagamento da primeira parcela do 13º salário foi o responsável por mais um recorde de transações do Pix, sistema de pagamento eletrônico instantâneo. Foram 99,4 milhões de transações na quarta-feira (30), segundo dados do Banco Central, contra 93,6 milhões operações feitas em 7 de outubro, o recorde anterior.

Lançado em 16 de novembro de 2020, o Pix é o meio de pagamento eletrônico mais usado no Brasil desde o final do ano passado, e permite transferências instantâneas e sem taxa para as pessoas físicas. Conforme o Banco Central existem mais de 523 milhões de chaves Pix ativas e pelo menos 130 milhões de pessoas já usaram a tecnologia. Do total, 64 milhões de pessoas não usavam o TED para a transferência de dinheiro entre contas.

Em 2021, o Banco Central lançou as modalidades Pix Saque e Pix Troco. No Pix Saque, a pessoa pode ir a um estabelecimento comercial que aceita o sistema, fazer um Pix e receber o valor em dinheiro. Já no caso do Pix Troco, o cliente faz o cliente faz o pagamento de uma compra com Pix, mas transfere um valor superior ao total da compra, recebendo o troco em dinheiro.