Inep define cronograma do Censo da Educação Superior

Portaria publicada pelo Ministério da Educação estabelece datas para a coleta de dados referentes ao ano letivo de 2022

As avaliações cujas comissões sejam canceladas serão reagendadas sem novos custos às instituições. Foto: Marcelo Camargo / ABr / Divulgação CP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu as datas e os responsáveis para a realização do Censo da Educação Superior 2022, a ser realizado em todo o Brasil, pela Internet. A medida – que foi publicada nesta quinta-feira (1º) no Diário Oficial da União – abrange as instituições de educação superior (IES), federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais, que ofereçam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica.

O levantamento coleta informações sobre infraestrutura das instituições, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

O objetivo da coleta é conhecer e acompanhar a educação superior no Brasil e fornecer ao Ministério da Educação informações estatísticas para acompanhamento e avaliação, com vistas à expansão e melhoria da qualidade do ensino superior no país.

De acordo com a portaria, a coleta dos dados do censo será realizada entre 2 de fevereiro e 23 de junho de 2023. As instituições de ensino superior que não enviarem os dados nesse período serão notificadas entre 26 e 30 de junho de 2023.

Ainda de acordo com a portaria, o representante legal de cada instituição é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas ao censo. Em julho de 2023, o Inep realizará a consolidação dos dados coletados e, em 19 de setembro, o Censo da Educação Superior será divulgado. O Inep garante o sigilo e a proteção de dados pessoais apurados pelo levantamento, que serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos.