PF vai entregar passaportes de quem encaminhou pedido até hoje

Emissão do documento havia sido suspensa por falta de verba, o que volta a ocorrer a partir desta quinta

Foto: Agência Brasil / CP Memória

A Polícia Federal vai processar e entregar os passaportes para quem realizou o pedido do documento, presencialmente, até hoje. Em 19 de novembro, a PF havia suspenso a produção dos documentos por falta de verba, o que volta a ocorrer a partir desta quinta.

Em nota, a corporação esclarece que a emissão de novos passaportes decorre da liberação de R$ 37,4 milhões de crédito orçamentário para o setor responsável pelas impressões. “Os solicitantes de passaporte que tiveram seus atendimentos realizados nos postos da PF até 0h desta quinta-feira terão seus documentos confeccionados e entregues o mais rápido possível”, informou a corporação.

A partir desta quinta, porém, a PF suspende novamente a impressão de passaportes “até que os valores remanescentes [da verba] sejam repassados”. Quem precisa retirar o documento pode fazer a solicitação, pela internet, do agendamento.

Quem pretende visitar países como os Estados Unidos, nações da União Europeia, da Ásia e da África precisa do passaporte. Nos países do Mercosul, porém, os visitantes podem entrar portando o documento de RG (Registro Geral). Ainda de acordo com a nota divulgada, a PF continua “acompanhando atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço”.