Especialistas alertam sobre riscos cibernéticos em evento na Federasul

No Brasil, em média, empresas levam mais de 200 dias para descobrir invasão em sistema

Sousa (E) e Cardoso (D), novo presidente Crédito: Rosi Boni/Federasul

Os riscos de ataques cibernéticos em empresas e instituições fazem parte do cotidiano das organizações, afetando não só o negócio, mas também a imagem e causando danos que podem ser irreparáveis. No Brasil, em média, as empresas levam 205 dias para descobrir que o sistema foi invadido. A cybersegurança e suas consequências foi tema da reunião-almoço Tá na Mesa desta quarta-feira, 30, na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul).

Para falar sobre o tema foram convidados os especialistas Klaus Kiessling, sócio de Privacidade e Cybersegurança da KPMG, e o gerente de Riscos e Compliance da Randon S.A Implementos e Participações, Rogineli Prigol. No encontro, o presidente da Federasul, Anderson Trautmann Cardoso, homenageou ainda entidades e personalidades com uma distinção, entre os quais o presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, e o diretor da Rádio Guaíba, Jefferson Torres.

Ao falar sobre “Gestão de Riscos Empresariais: como proteger as organizações”, Kiessling destacou a importância de a empresa fazer um levantamento de quais são os riscos potenciais da companhia e como reagir aos ataques. O especialista aconselha que as empresas façam testes periódicos de avaliação de sistemas para identificar seus riscos.

“Esses programas vão trazer uma segurança para a empresa de que, se eu tiver um incidente e esse incidente for potencializado por uma crise, eu preciso ter um comitê que saiba como tratar”, afirma.

RISCO E ESTRATÉGIA

Prigol destacou três pontos situações para acompanhar. As empresas devem conectar o risco à estratégia, consolidar, reconhecer e avaliar, priorizar e adotar ação. “A gente tem observado a necessidade de resiliência”, afirma. A Randon conta com 16 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas em 8 países

Durante o evento, o presidente da Federasul, Anderson Trautmann Cardoso, confirmou que o vice-presidente de Integração da Federasul, Rodrigo Fernandes de Sousa Costa, será o próximo a dirigir a entidade no pelo período de dois anos a partir de 01 de janeiro. A posse festiva acontecerá em março de 2023.