A Brigada Militar divulgou, nesta segunda-feira, que a operação Hoplitas, realizada entre sexta-feira e domingo, resultou em dez prisões no litoral Norte do Estado, além da apreensão de três armas. Segundo a corporação, a ação totalizou 157 abordagens e 116 fiscalizações de veículos.
As prisões aconteceram em sete municípios. Na praia de Nova Tramandaí, foram presos quatro indivíduos por tentativa de roubo a uma agência lotérica. Em Imbé ocorreram duas prisões por furto; em Capão da Canoa e em Maquiné, dois homens foram presos por violência doméstica. Já em Terra de Areia, um indivíduo foi preso a partir do cumprimento de um mandado e, em Cidreira, um foragido foi recapturado.
A Operação Hoplitas acontece, sistematicamente, entre o fim das tardes das sextas-feiras e o término das noites de domingo e será mantida até o início da Operação Golfinho, que deverá ser lançada em 23 de dezembro. A ação foi planejada pelo Comando-Geral da instituição com a finalidade de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.