Cielo projeta alta de 6,9% na Black Friday com destaque para vendas presenciais no RS

Desempenho dos negócios no Rio Grande do Sul tiveram alta de +18,4%

Foto: Alina Souza / CP

As vendas no varejo apresentaram crescimento de 6,9% na Black Friday comparado com a mesma data no ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e revelam que o e-commerce registrou alta de 21,1% enquanto o faturamento no universo físico subiu 5,4%.

Na avaliação do Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido desde 2020 em função dos negócios envolvendo o e-commerce. “Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia”, disse Levi em comunicado.

O segmento que mais se destacou foi Drogarias e Farmácias, com crescimento de 25,9% nas vendas, seguido de Turismo e Transporte (+25,1%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+22,2%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+18,6), Vestuário (+11,8%), Supermercados e Hipermercados (11,7%), Varejo Alimentício Especializado (+10,3%), Livrarias, Papelarias e Afins (9,4%), Veterinárias e Pet-Shops (+6,7), Óticas e Joalherias (+4,6%) e Materiais para construção (4,3%). Dos segmentos mais significativos para o Varejo, o único que experimentou queda no faturamento (-3,6%) foi Móveis, Eletro e Depto.

A região Sul, as vendas do comércio presencial experimentaram a maior evolução nas vendas: 14,2%, com destaques para o Rio Grande do Sul (+18,4%), Santa Catarina (+13,0%) e Paraná (+11,1%). Em seguida aparece a região Sudeste (+6,5%), puxada por Minas Gerais (+8,6%), São Paulo (+ 7,4%) e Rio de Janeiro (+3,3%).