Os números vão começar a aparecer na divulgação de desempenho das entidades de varejo brasileiro. Entretanto, resultados de faturamento bruto do e-commerce brasileiro indicam que na sexta-feira, 25, dia da Black Friday 2022, houve uma queda de 23% em relação ao desempenho de 2021. A informação e da consultoria NielsenIQ|Ebit, conforme pesquisa feita em parceria com a empresa de pagamentos digitais Bexs Pay.
A maior queda de vendas brutas na data foi de 26,7% no grupo de Eletrônicos, uma das categorias mais procuradas pelos consumidores neste período de promoções. Depois disso, o faturamento bruto da categoria de Alimentos e Bebidas caiu 22,1%, enquanto o segmento de Casa e Decoração recuou 10,5%.
Conforme a NielsenIQ|Ebit, o resultado revela uma estabilidade do e-commerce diante da reabertura das lojas físicas desde o início da pandemia da covid-19 e do alongamento de promoções da Black Friday 2022 desde o início do mês, por conta da Copa do Mundo 2022.
A consultoria destaca o crescimento do faturamento bruto de categorias como a de Alimentos e Bebidas, com alta de 13,8%, comparado com o mesmo período do ano passado. A pesquisa mostra ainda que o segmento de games teve uma queda de 0,7% em comparação com a promoção em 2021.
Uma das grandes marcas a participar da promoção, a Amazon encerrou o período entre 00:01 da quinta-feira, 24, e 23:59 de 25 com 3,5 milhões de itens vendidos na sua maior Black Friday” no Brasil.