Serviços gratuitos querem proteger consumidores contra fraudes na Black Friday

Central da Black é um sistema oferecido pela Serasa

Crédito: Getty Images/iStockphoto

A Black Friday está recebendo um tratamento especial dos serviços de controle e monitoramento da Serasa em 2022. O combo de serviços gratuitos, denominado Central da Black Serasa, vai permitir que os brasileiros evitem golpes e armadilhas que costumam prejudicar a temporada de ofertas especiais.

As quatro principais ferramentas disponibilizadas pela Central da Black são: Verificador de URL em parceria com o dfndr security, da CyberLabs, onde é possível copiar e colar o link de qualquer site para conferir se é seguro antes de fechar uma compra. Também serão oferecidas duas consultas gratuitas de CPF e CPNJ de terceiros sem custos. Caso exista alguma irregularidade, a informação será identificada no momento da pesquisa.

Outras duas ferramentas incluem um relatório gratuito das empresas que consultaram o CPF do consumidor, e um relatório gratuito dos dados vazados na DarkWeb. Gratuitamente, será possível consultar um CPF, endereço de e-mail e número do celular e saber, na hora, se esses dados se encontram na Dark Web.

Além da Central da Black, que já está operando no link centraldablackfriday.com.br, há outros conteúdos e serviços de combate à fraude e educação financeira que são disponibilizados no Blog da Serasa e no canal Serasa Ensina do YouTube.