Mutirão de negociação de dívidas termina no próximo dia 30

Dívidas podem ser negociadas com o banco, instituição financeira ou no portal ConsumidorGovBr

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O consumidor tem até o dia 30 para negociar dívidas em atraso pelo Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, aproveitando condições especiais ofertadas pelas instituições participantes. Alguns bancos oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia.

Caso o consumidor tenha interesse em participar, deve acessar a página do mutirão criada especialmente para esta ação. Ali, ele encontrar um link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras.

As dívidas podem ser negociadas de duas maneiras: diretamente com o banco e instituição financeira ou por meio do portal ConsumidorGovBr. Pelo portal, o consumidor deve apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.