Indicador de confiança do comércio tem alta de 0,8% em novembro, aponta CNC

Índice alcançou 131,9 pontos, o maior patamar da série histórica iniciada em 2011

Crédito: Freepick

Os comerciantes brasileiros ficaram mais otimistas em novembro, com Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentando alta de 0,8% em relação a outubro, o segundo mês consecutivo de avanços, e alcançando 131,9 pontos, maior patamar da série histórica iniciada em 2011. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta sexta-feira, 25. Na comparação com novembro de 2021, houve aumento de 10,9%.

Conforme a CNC, o cenário econômico atual é favorável ao consumo, com boas expectativas para as compras da Black Friday e Natal se somando à realização da Copa do Mundo no Catar. A CNC calcula que a Black Friday movimentará R$ 4,2 bilhões em vendas este ano, o maior faturamento desde 2010. Já a Copa do Mundo injetaria mais R$ 1,5 bilhão no varejo.

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS

As expectativas do empresariado aumentaram apenas 0,1% em novembro, para 162,1 pontos, puxadas pelo quesito economia (0,2%), enquanto setor e empresa ficaram estagnados (0,0% em ambos). As intenções de investimentos subiram 0,6%, para 117,9 pontos, com alta em estoques (1,9%) e contratação de funcionários (0,2%, para um nível recorde de 144,0 pontos), mas queda no item empresa (-0,1%). Dos comerciantes pesquisados, 85,2% planejavam aumentar a contratação de funcionários neste fim de ano, a maior proporção desde o início da apuração do Icec, em 2011.

“A chegada das festas de fim de ano e o desempenho mais favorável da economia e do comércio estão incentivando as intenções de investir para absorver funcionários e estimular o consumo”, justificou a economista Catarina Carneiro da Silva, responsável pela pesquisa da CNC, em nota oficial. A entidade projeta que 109,4 mil trabalhadores temporários sejam contratados para o Natal de 2022, o maior volume em nove anos, sendo que 11% desses deverão ser efetivados.