MP denuncia professora que agrediu menino autista de seis anos em colégio na Capital

Segundo o órgão, Justiça aceitou a denúncia e Vanessa Maciel Pereira vai responder por maus-tratos e discriminação de pessoa em razão de deficiência

Agressão ocorreu Colégio Romano Senhor Bom Jesus, em agosto. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) anunciou, nesta quinta-feira, que a Justiça aceitou a denúncia contra uma professora acusada de agredir um aluno de seis anos de idade, portador de autismo, em agosto, no Colégio Romano Senhor Bom Jesus, em Porto Alegre. Vanessa Maciel Pereira, que no mês passado foi indiciada pela Polícia Civil, por lesão corporal, se tornou ré por maus tratos e discriminação de pessoa em razão de deficiência.

Segundo o MP, a professora, expôs a perigo a saúde da criança, abusando dos meios correção e disciplina. A denúncia também aponta o cometimento do crime de prática e incitação à discriminação por conta de deficiência.

Relembre o crime

Conforme as investigações da Delegacia de Combate à Intolerância, a docente usou uma toalha de lanche para cobrir o rosto e a boca do menino no momento em que ele sofria uma crise. Posteriormente, em um áudio enviado a um grupo de professores no WhatsApp, Vanessa admitiu que ‘enfiava aquele pano na cara dele’ e que não aguentava mais ‘a cara daquele inferno daquele guri’. Ainda na mesma gravação, ela revela que, enquanto era agredido, o aluno implorava para não ser morto.

O boletim de ocorrência foi feito pela escola, após a mãe do menino relatar mudanças no comportamento dele. Ela também desconfiou da situação após perceber que o filho estava reproduzindo rostos tristes nos desenhos que fazia.

Segundo o documento, a agressão ocorreu no dia 11 de agosto. No dia seguinte ao fato, a escola demitiu a professora.