A possibilidade de fraudes contra os consumidores durante as compras na Black Friday tem motivado uma série de alertas de entidades do varejo brasileiro. Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a internet ainda será o principal canal para compras durante a promoção. Seis em cada dez consumidores, ou 61%, afirmaram que pretendem comprar na data por canais digitais, diminuindo a proporção registrada em 2021, que foi de sete em cada de consumidores. Em paralelo, cerca de quatro em cada dez (39%) irão comprar em lojas físicas.
Pela pesquisa, cerca de 59% dos entrevistados disseram que se sentem inseguros ao comprar pela internet. Uma das razões é o crescimento de pessoas – 44% em 2022, contra 37% em 2021 – que sofreram com fraudes em compras anteriores. A principal delas foi o uso indevido do cartão de crédito por terceiros, com 38% das menções, seguido por golpe em casos de compras em sites falsos, com 21%.
Além disso, 59% dos consumidores declararam que se sentem inseguros em fornecer dados pessoais (em 2021 eram 53%). Um total de 41% dos entrevistados alega não saber como agir em caso de fraude – uma diminuição de 3 pontos percentuais em relação ao ano passado.