Confiança do consumidor em novembro demonstra pessimismo, diz FGV

Queda tem o menor índice desde agosto passado

A confiança dos consumidores brasileiros teve um recuo em novembro pela segunda vez seguida e foi ao menor nível desde agosto, com o aumento do pessimismo sobre as finanças familiares. O cenário foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira, 24. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 3,3 pontos e foi a 85,3 pontos, com piora das avaliações tanto sobre o momento atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses.

Conforme Viviane Bittencourt, coordenadora de sondagens, passado o efeito das transferências de renda, os consumidores de baixa renda voltam a se sentir menos satisfeitos sobre a situação financeira familiar e a revisar suas expectativas para baixo nos próximos meses.

Após três meses de alta, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,7 pontos, para 70,8 pontos, o menor nível desde julho de 2022. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,7 pontos, para 96,0 pontos.

“Mesmo com uma queda das perspectivas sobre a inflação e um efeito ainda positivo no mercado de trabalho, há um aumento do pessimismo sobre as finanças familiares nos próximos meses. É possível que ainda exista algum espaço para o consumo pelas famílias de maior poder aquisitivo, mas dada as condições macroeconômicas, sua sustentação nos próximos meses acaba sendo uma tarefa difícil”, completou Viviane.