O Banco Central fez um alerta em ata do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), divulgada nesta quinta-feira, 24. Conforme a autoridade monetária, há riscos à estabilidade financeira do país em um eventual cenário de elevação de gastos públicos e incerteza sobre a trajetória de endividamento do governo. No documento, o BC aponta “impacto sobre prêmios de risco e expectativas de inflação”.
“O aumento de gastos públicos e a incerteza sobre a trajetória do endividamento podem elevar os prêmios de risco e as expectativas de inflação, com reflexos à estabilidade financeira através do aumento da volatilidade dos ativos, da piora da capacidade de pagamento dos agentes, e da deterioração da qualidade do fluxo de capitais”, diz o documento.
Entre os pontos de atenção mencionados no documento do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) consta a persistência de elevado apetite ao risco das instituições financeiras, com ritmo alto de crescimento em itens como cartão de crédito e crédito não consignado, “o que requer mais atenção em um ambiente de piora do comprometimento de renda e do endividamento das famílias”.